Você Sabia?
Paraty foi anexada à Capitania do Rio de Janeiro, em 1827, e elevada à categoria de vila em 1836. Em 1853, o distrito de São João Batista de Mamanguá passou a denominar-se Paraty Mirim e foi elevado à cidade com a denominação de Paraty, em 1844.
E que seu nome
Já foi escrito de várias formas: Paratii, Paratÿ, Parathy e Paraty –e que este último é a forma oficial? O significado, na língua dos índios Guainás, quer dizer “alagado de mar, pequeno golfo ou jazida do mar”, segundo Teodoro Sampaio, em sua obra O Tupi na Geografia Nacional.
Continua curioso para ver os encantos de Paraty?
Então se liga ai !
Saindo do terminal rodoviário do Tietê em São Paulo, em direção a cidade de Paraty RJ.
O jeito mais fácil e rápido é seguir de acordo com o Google Maps.
Pela Av. Marginal Tietê Central em Ponte Pequena via Av. Cruzeiro do Sul e Av. Pres. Castelo Branco 6 min (2,9 km)
Siga a BR-116 até Saída 65 em Jardim Tamandare, Guaratinguetá. Pegue a saída 65 via BR-116
2 h 2 min (169 km)
Siga a BR-459 até BR-101 em Paraty
1 h 46 min (91,3 km)
Siga a BR-101 até Av. Roberto Silveira em Mangueira
23 s (200 m
Pegue a R. Lourival Valentim dos Santos até Av. Roberto Silveira em Patitiba
6 min (1,6 km)
Pronto você chegou !!!
Bora Curtir e se divertir.
A cidade oferece vários atrativos como, por exemplo:
Bike Tour Experience
Explore a natureza de Paraty em Bike, acompanhado de Guia credenciado Cadastur, pedalando para conhecer o que a região tem para oferecer, descobrindo rios, cachoeiras e praias desertas. Aventure-se pela Mata Atlântica e estradas de terra e asfalta, apreciando a paisagem e vegetação exuberante durante todo o trajeto.
Os percursos e roteiros do tour serão definidos de acordo com o nível de aptidão física do grupo.
O que levar: Roupas leves e confortáveis, tênis, roupa de banho, chapéu, óculos de sol, toalha, repelente, protetor solar, água mineral e lanche.
Passeio de barco em escuna diferenciada
Escuna Netuno Discovery é uma embarcação com estrutura de alto padrão, repleta de detalhes e beleza.
Com um roteiro espetacular, visita a Ilha dos Cocos em Paraty e praias de águas claras, com um roteiro super diferenciado. Locais excelentes para mergulho, prática de snorkel e um visual de tirar o fôlego. Esta exclusiva proposta também visita as belas e tranquilas praias da Conceição e Saco da Velha, além da fantástica Ilha da Pescaria.
A Netuno Discovery acomoda no máximo 35 pessoas em seu passeio regular, proporcionando muito mais conforto para sua experiência à bordo!
Este tour é ideal pra quem procura uma opção diferente mas sem perder a essência do tradicional passeio de escuna.
A disponibilidade do Netuno Discovery acaba muito rápido, garanta sua vaga sem deixar passar esta oportunidade.
Curiosidades:
1- A Veneza brasileira
Sabia que as águas que inundam ruas de Paraty são propositais? Uma série de ruas da cidade foi construída abaixo do nível da maré mais alta.
Isso foi feito para que a água do mar invada as ruas da cidade e limpe tudo. Trata-se da última intervenção urbanística da cidade. Mais ou menos, em 1.800.
2 – Ataques piratas
Paraty é uma das primeiras obras urbanísticas do Brasil. Todas as ruas foram projetadas antes de migrar com a cidade do topo do morro para onde está.
As ruas foram traçadas, intencionalmente, em formato sinuoso, a fim de proteger os moradores de eventuais ataques piratas.
Paraty já foi rota do ouro, o que atraia a atenção dos gatunos.
A arquitetura urbanística facilitava a proteção das pessoas, pois em razão do ângulo, dava a impressão que a rua estava vazia, pois não se vê o final dela.
Isso ajudava a afastar os piratas, que não atacavam quando não viam o final das ruas.
As ruas foram desenhadas assim por questões sanitárias. Nessa época, não existiam banheiros, e as pessoas jogavam todo o esgoto (!) pelas portas de suas casas.
Texto: Professor Evandro Oliveira